29 de janeiro de 2017

Começar o ano bem.


Olá leitores, hoje resolvi escrever sobre começar o ano bem... bem mal.

Como de costume nos meses de Janeiro e Fevereiro é a época em que as pessoas recebem algumas contas extras para pagar, no caso, IPVA, IPTU, material escolar dos filhos e podemos até mesmo considerar os gastos desnecessários de final de ano.

Parte dessas contas são previsíveis, não tem como fugir! Mas o que eu quero tratar nesse espaço é a grande armadilha que muitas pessoas caem justamente por não terem planejamento financeiro, informação e juízo (isso mesmo, muitoooo juízo).




Esses dias abri o internet banking e deparei com uma proposta um tanto maluca até mesmo insana, o banco oferecendo empréstimo para pagar as contas de início de ano. (Ué mas eu não tenho dívidas! ou é o banco que está querendo me enganar rs).

O banco estava oferecendo R$3.240,40 de empréstimo com algumas opções de parcelamento na qual eu fiz os cálculos e era extremamente alto o valor montante a ser pago.

Fiquei alguns instantes refletindo sobre isso e imaginando que muitas pessoas ainda fazem esse tipo de loucura. Não é possível uma coisa dessas!

Não quero julgar quem faz isso, não é minha realidade e nem mesmo sei por qual motivo elas fazem isso...

Mas, será que essas pessoas sabem fazer cálculo ou pelo menos estimam o quanto vão dar de presente para o banco? Será falta de informação? Qual o problema dessas pessoas insanas?

Enfim, eu fiz os cálculos e olhem só...

Se caso eu emprestasse os R$3.240,40 eu poderia escolher as seguintes parcelas:

60 meses de R$185,21 num total de R$11.112,60
57 meses de R$187,26 num total de R$10.673,82
54 meses de R$189,64 num total de R$10.240,56
50 meses de R$193,05 num total de R$9.652,50

Ainda não estou acreditando...

Se caso uma pessoa sem juízo emprestasse os R$3.240,40 e escolhesse a parcela de 60 meses com os juros mensais de 5,4834% no final de 5 anos o banco teria recebido o equivalente a R$11.112,60 com um lucro de R$7.872,20 (belo investimento não?).

Mas pera aí, como assim? A pessoa paga quase 4 vezes o valor que ela emprestou, isso não é nada inteligente da parte da pessoa e eu fico pensando em quantas pessoas estão nessa situação com o banco.

Segue um gráfico para facilitar a visualização da pequena diferença nos valores rs.




Eu fiquei pensando nisso vários dias até escrever por aqui, e eu vejo o quanto faz falta para as pessoas estudar pelo menos o mínimo de finanças e aprender a poupar ou pelo menos ter uma reserva de emergência para não cair nessa situação a ponto de ter que pagar esse montante para o banco. É muito dinheiro!

Pior ainda é a situação da pessoa que faz outro empréstimo para pagar esse rs. Aí é de matar, as contas fogem de controle e não consegue pagar nunca, acaba fazendo o efeito dos juros compostos ao contrário.

segue também a imagem do absurdo...




O conselho que eu dou pra quem estiver lendo esse texto e está passando por uma situação financeira difícil e está prestes a cometer esse ato é... Pense melhor, calcule suas possibilidades de mitigar os gastos desnecessários, aprenda a guardar a sua reserva de emergência, guarde uma parte do seu dinheiro ao longo do ano para as contas extras do início de ano e dificilmente você terá dores de cabeça no futuro.

Obrigado a todos os leitores, desejo muita sabedoria com o dinheiro de cada um, cuide bem dele pois ele não aceita desaforo!

OBS: Logo estarei postando o fechamento do mês de Janeiro.

Suce$$o pra todos nós!


2 comentários:

  1. Melhor é o título do banco: "crédito para começar bem o ano" hahahahahahaha

    Quem escreveh isso deveria ser preso por Estelionato

    RF Investimentos

    P.S.: parabéns pelo blog, adorei tua planilha, (re)começarei minhas finanças agora em fevereiro.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Pois é Anon, quem começa bem o ano é o Banco hahaha

    Abraços

    ResponderExcluir